ORCHIDACEAE

Hadrolaelia pumila (Hook.) Chiron & V.P.Castro

Como citar:

Pablo Viany Prieto; Tainan Messina. 2012. Hadrolaelia pumila (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

VU

EOO:

99.095,492 Km2

AOO:

56,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil, encontrada nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro (Barros et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Tainan Messina
Critério: A4cd
Categoria: VU
Justificativa:

Uma das espécies mais ornamentais do gênero, <i>Hadrolaelia pumila</i> é representada por registros esparsos, que abrangem parte dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. Devido ao enorme apelo de suas flores, suspeita-se que <i>H. pumila</i> venha sofrendo, desde tempos históricos até os dias de hoje, uma fortíssima pressão de coleta para fins ornamentais. Além disso, a maioria dos seus locais de ocorrência encontra-se fortemente desmatada e perturbada pela ação humana. Mesmo no interior de unidades de conservação (SNUC), como no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), a espécie sofre com ameaças como a incidência de incêndios e a mineração. Devido ao seu hábito epifítico, é possível suspeitar que<i> H. pumila</i> apresente um crescimento bastante lento, de forma que seu tempo de geração é estimado em cerca de 10 anos. Dessa forma, e considerando as fortes ameaças às quais está submetida, é possível suspeitar que um período de 30 anos, abrangendo tanto o passado quanto o futuro imediatos, seja suficiente para que a espécie sofra um declínio populacional de pelo menos 30%, sendo considerada, portanto, uma espécie "Vulnerável" (VU).

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Sim
Detalhes: ​Espécie comercializada por R$ 22,00 (http://www.vendasorquidariotropical.com.br/hadrolaelia_pumila_56.htmlfrm_data1=1&frm_data1_type=large; acesso em 11/06/2012).

População:

Flutuação extrema: Sim

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Encon, em Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Mista (Barros et al., 2009)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland
Detalhes: Orquídea epífita (Barbero, 2007) encontrada na Mata Atlântica (Barros et al., 2012), em floresta ombrófila densa e floresta ombrófila mista (Barros et al., 2009). Floresce de fevereiro a abril (Barbero, 2007).

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A maioria dos seus locais de ocorrência encontra-se fortemente desmatada e perturbada pela ação humana.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.2.2 Artisinal/small-scale local
​​Sofre uma fortíssima pressão de coleta para fins ornamentais.

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.2.1.1 International level on going
A espécie consta no apêndice II da CITES: http://www.cites.org/eng/app/appendices.php; acesso em 18/05/2012
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Espécie categorizada como "Em perigo" (EN) na Lista Vermelha da Flora de Minas Gerais(COPAM-MG, 1997) e "Criticamente em perigo" (CR) na Lista Vermelha da Flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
Encontrada nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), Parque Nacional das Sempre Vivas (MG), Parque Estadual do Rio Preto (MG), Estação Biológica de Santa Lúcia (ES) e Reserva Biológica Augusto Ruschi (ES) (CNCFlora, 2012).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
Espécie comercializada como ornamental (http://www.vendasorquidariotropical.com.br/hadrolaelia_pumila_56.htmlfrm_data1=1&frm_data1_type=large; acesso em 11/06/2012).